terça-feira, 6 de outubro de 2009

Palavra (En)cantada


Filme lindo. Um documentário longa-metragem (86 min), de Helena Solberg e Marcio Debellian. Um encantamento na cidade de encantos mil. Dia 30 de setembro, às 19 horas dentro do Festival do Rio. Essa foi minha experiência de deslumbramento passeando entre a música e a poesia, e a mistura delas.

"O filme conta com a participação de Adriana Calcanhotto, Antônio Cícero, Arnaldo Antunes, BNegão, Chico Buarque, Ferréz, Jorge Mautner, José Celso Martinez Correa, José Miguel Wisnik, Lirinha (Cordel do Fogo Encantado), Lenine, Luiz Tatit, Maria Bethânia, Martinho da Vila, Paulo César Pinheiro, Tom Zé e Zélia Duncan. Imagens de arquivo resgatam momentos sublimes de Dorival Caymmi, Caetano Veloso e Tom Jobim."

Haja fôlego para acompanhar tamanha beleza de depoimentos ricos em palavras cheias de sons e silêncios. A música brasileira. Poesia brasileira. Músicos, poetas, compositores, intérpretes, brasileiros. O instante entre a primeira imagem e o acender das luzes foi profundo e intenso. Melodia, ritmo, canto, poema, letras. O compositor é poeta? A letra de música é poesia? Pra que saber isso... O que importa é o que emociona, o que provoca sentimentos, o que aflora à pele, o que interrompe a respiração, o que nos leva a sentir os pés fora do chão. É o que faz esse filme com a gente... estarrece, emociona, ilumina! Um espetáculo.

2 comentários:

Bruno disse...

Que inveja de vc nesse festival, rs.

Geisa Mara de Castro disse...

Vamos nos preparar para o próximo! rs.